” Escolhi falar sobre os carboidratos porque é um importante macronutriente que temos para a atividade física e vejo muitas pessoas com dúvida em relação ao consumo deste.”

Olá sou o nutricionista Danilo de Menezes, especialista nutrição esportiva, e agora faço parte da Hit! Assessoria Esportiva.  Hoje vou fazer minha primeira postagem no site. Sempre vou procurar fazer textos com uma linguagem mais simples e tentar explicar ao máximo os assuntos para que todos possam entender. Vou estar sempre postando novidades, tirando dúvidas que eu vejo em meu consultório e de visitantes do site, receitas e assuntos pertinentes à nutrição. Sempre falo que é importante analisar cada indivíduo com sua particularidade, nenhum organismo é igual, então nem tudo que eu postar pode servir para todos, o mais correto é procurar um atendimento nutricional.

Escolhi falar sobre os carboidratos porque é um importante macronutriente que temos para a atividade física e vejo muitas pessoas com dúvida em relação ao consumo deste.

Os carboidratos são fundamentais para geração de energia durante a atividade física, eles quando absorvidos são encontrados na forma de glicogênio, estes são armazenados em maior quantidade em 2 locais,  fígado que é onde o carboidrato servirá para controlar a glicemia e nos músculos esqueléticos que servirá como fonte de energia.

carboidratosTemos vários tipos de carboidratos nos alimentos, que são classificados como carboidratos de alto, médio e baixo índice glicêmico (IG), o que vai dizer qual o índice glicêmico de cada carboidrato é a quantidade de liberação de insulina na corrente sanguínea. Os carboidratos de alto IG são geralmente os refinados, açúcar, arroz branco, pão Frances dentre outros. Estes são alimentos pobres em fibras, e por esse fator eles vão ser absorvidos rapidamente, com isso pode ocasionar o aumento de gordura corporal.Os carboidratos de baixo IG diferentes do anteriormente comentado são ricos em fibras. As fibras contidas nos alimentos reduz a liberação de insulina, fazendo com que o carboidrato seja absorvido mais lentamente com isso o nosso corpo tem mais tempo para absorver este carboidrato e transformar em glicogênio muscular. Gera também maior saciedade e melhor geração de energia durante o exercício. Algumas fontes de carboidratos de baixo IG são, aveia, farinha de trigo integral, grão de bico.

Então quer dizer que eu nunca vou poder comer chocolate, doce de leite e biscoito (doces)? Se for causa do IG você poderá consumir sim, mas não em qualquer horário. O momento mais indicado é no pós-treino, onde nossos músculos vão estar sem estoque de glicogênio muscular e precisando de reposição rápida.

Nenhum dos alimentos é 100% vilão em nossa alimentação, só basta saber utilizar cada um na quantidade e momento certo. Seguindo uma dieta bem equilibrada e adequada, os resultados são consequência do seu esforço, tanto no treino quanto na dieta.

Danilo de Menezes Souza;
Nutricionista – CRN-1 8295 -DF